O FESTIVAL
Erinaldo Alves da Silva
Prefeito de Votorantim

Votorantim, terra de encantos e belezas naturais, com sua forte vocação cultural, mais uma vez acolhe a celebração da sétima arte: o universo do cinema e dos filmes. Ciente que o fomento da cultura é indispensável ao desenvolvimento do cidadão, a Prefeitura de Votorantim promove diversas iniciativas nas áreas da música, dança, literatura, teatro, artes plásticas, preservação do patrimônio histórico e audiovisual.

A realização do CineFest Votorantim, que em 2016 chega a sua 10.ª edição, ratifica o compromisso da nossa cidade com o desenvolvimento da cultura, de seus cidadãos e se constitui num importante canal para disseminação da produção cultural da nossa região. O fomento do Festival por nosso Município é uma ferramenta para a democratização do bem universal que é a cultura, assim uma vez mais nossa cidade vai transpirar os diversos matizes da arte e celebrar com uma grande festa o cinema regional e nacional.

Marcelo Domingues
Secretário de Cultura,
Turismo e Lazer

Em 2004, em meio a efervescência cultural nativa de Votorantim, a iniciativa de fomentar a produção cultural regional através do audiovisual, fez nascer o "Curta Vídeo Votorantim", o primeiro festival de cinema da nossa cidade. O sucesso a cada edição, levou o festival a se tornar de abrangência nacional, e em 2009, passou a se chamar CineFest Votorantim.

A décima edição, que realizamos neste ano de 2016, mostra a consolidação do festival como uma ferramenta de fomento, difusão, formação e democratização de acesso à cultura. Nesta edição houve o recorde de inscrições, mais de 600 trabalhos de 23 estados, demonstrando a referência que se tornou o Cinefest Votorantim.

O Festival, parte do calendário cultural de Votorantim, é aguardado por cinéfilos de toda região, e a chegada do decanato, possível graças às diversas parcerias, consolida nossa cidade como um dos polos do audiovisual no Estado de São Paulo.

Produções de todo país estarão na tela do Cinefest Votorantim e a diversidade das mostras é também um retrato da pluralidade da produção cinematográfica da nossa região e do Brasil, e ainda um espaço para intercâmbio, debate e formação cultural.
Ótimo Festival a todos e que venham mais dez anos de celebração da arte!

Wesley Carlos
Rebolo Duarte

Chefe de Projetos e
Acervos Históricos
Secretaria de Cultura,
Turismo e Lazer

A natureza exuberante é marca da nossa cidade. Banhada por diversas cachoeiras, entre elas a histórica Cachoeira da Chave e pela imponente Represa de Itupararanga é destaque no interior paulista, seja por sua vocação industrial e cultural, ou pelos diversos recantos naturais.

Formada e construída pelos braços dos operários, foi através de seu povo bravo e trabalhador que o distrito industrial foi convertido em cidade autônoma, com a realização de um grande movimento em 1963, liderado pelos chamados "vanguardeiros" onde o "SIM" pelo desmembramento de Sorocaba venceu por maioria absoluta e iniciou um novo capítulo na história de Votorantim.

Mais de 50 anos após a nobre luta desses vanguardeiros por uma cidade independente, a cada dia a comprovação de que o movimento valeu a pena. O então distrito é hoje uma cidade com mais de 117 mil habitantes, economia diversificada em franca expansão e índice alto de desenvolvimento humano.

A forte vocação cultural fez de Votorantim berço da maior Festa Junina Beneficente do Estado de São Paulo, tradição centenária, que a cada ano, atrai meio milhão de pessoas para o município e demonstra o espírito acolher e solidário do nosso povo. Ainda é palco de outras manifestações nas mais diversas áreas da cultura, contribuindo com a formação do cidadão consciente e ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Assim é Votorantim, bela por natureza, terra de gente feliz e que acolhe com um grande abraço aquele que chega e deseja desfrutar deste abençoado recanto do sudoeste paulista.