MOSTRA CACHOEIRA - REGIONAL
Mostra com tema livre e caráter competitivo com filmes produzidos na região metropolitana de Sorocaba. Os curtas serão exibidos no auditório do Teatro Municipal Francisco Beranger. De 20 a 26/02.
A Quase Vida de Davi, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 15'15''
Sinopse: A Quase Vida de Davi conta retalhos da vida de um rapaz comum. Pouco a pouco surpresas ruins vão acontecendo e Davi não sabe bem como lidar com isso, se escondendo em longos dias de trabalho. Quando recebe a notícia de que pode ser demitido se percebe obrigado a lidar com áreas da sua vida que haviam ficado de lado.
Direção: Mariana Garcia
Email: ma_garcia74@hotmail.com
A Única Noite, Itu-SP/2015, Ficção, 08'58''
Sinopse: Anderson e Andressa são chamados para um concurso, mas o que eles encontram é uma coisa completamente diferente.
Direção: Rafael Toschi Chiafarelli
Email: Rafael.chiafarelli@gmail.com
Alma Livre, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 04'39''
Sinopse: Paula sente que sua vida passa por um momento onde o tédio tomou conta de sua rotina. A insatisfação com o cotidiano cresce a cada dia e movida pelo desejo de se libertar da prisão imaginária de sua cabeça, decide que é tempo de pegar sua mochila e colocar os pés na estrada.
Nesta jornada através de cenários desconhecidos e situações inusitadas, Paula encontra não somente o prazer e alegria de viajar, mas também uma nova descoberta de si mesma através de um mergulho profundo em sua própria alma.
Direção: Debora Waller
Email: deborawaller@rocketmail.com
Borboleta, Itu-SP/2015, Ficção, 04'23''
Sinopse: Gregório é um homem comum que está passando por uma situação desesperadora.
Direção: Rafael Toschi Chiafarelli
Email: Rafael.chiafarelli@gmail.com
Calma, Salto-SP/2014, Ficção, 11'40''
Sinopse: Uma mulher está decidida a mudar sua vida, mas o destino mostra que tudo tem seu tempo.
Direção: Lucas Bergamini
Email: lcsbergamini@gmail.com
Clitóris: Identidade Quebrada,
Sorocaba-SP/2015, Ficção, 13'38''
Sinopse: O curta-metragem transfigura diferentes tipos de pessoas com suas especificidades. Com intuito de desconstruir estereótipos e rótulos de identidade como o masculino e feminino. A impulsionar seus desejos mais inconscientes.
Direção: Henri Schonfelder
Email: henrischonfelder@gmail.com
Coelhos Imediatos do 3º Grau, Sorocaba-SP/2014, Animação, 6'
Sinopse: Ao cair da noite a escuridão e o silêncio nos levam a refletir sobre muitas coisas, como por exemplo: Sobre o desconhecido, sobre a existência de algo além do nosso mundo e sobre os perigos dos quais não temos conhecimento.
E essas são perguntas que surgem não só na mente dos humanos, mas também nas mentes de outros seres, como por exemplo, dos coelhos.
Uma comédia com suspense para todas as idades que apresenta 2 coelhos que, dentro de suas rotinas, não tem uma visão muito diferente da nossa sobre o que existe fora de seu mundo.
Direção: Ogat (Thiago Spinardi)
Email: ogat.ramastef@gmail.com
Complexo de Iara, Salto-SP/2015, Ficção, 15'28''
Sinopse: Iara se vê novamente presa em casa com sua esquizofrenia depois de passar um tempo em uma clínica. As vozes ecoam por todas as paredes e fotos, mãos e vultos a cercam em todos os cômodos. E quando Thiago tenta a ajudar, ela pensa que tudo vai ficar bem, mas é bem mais difícil ouvir alguém quando os barulhos na sua cabeça são ensurdecedores.
Direção: Caio Santarosa
Email: caio.santarosa@hotmail.com
Cotidiano Enfeitado – Choro e Chuva, Sorocaba-SP/2014, Ficção 07'23''
Sinopse: Construído a partir das memórias do ator e escritor Guilherme Miralha o curta dirigido por Adriano Sobral traz através de imagens extra cotidianas a dor de um neto que desemboca em um conto fatídico tendo como referência novembro, um mês permeado por nostalgia, época dos finados, época daqueles que nos abriram incicatrizável saudade no peito.
Direção: Adriano Sobral
Email:valetinsobral@gmail.com
Detetive Vozáltigo, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 03'36''
Sinopse: Uma história no bom e velho estilo noir retratando mais um caso do Detetive Vozáltigo em busca de um criminoso onde serão colocadas em prova sua inteligência e discrição, duas das características mais marcantes de sua vida.
Direção: Ogat (Thiago Spinardi)
Email: ogat.ramastef@gmail.com
Doc. Alambique, Sorocaba-SP/2013, Documentário, 12'32''
Sinopse: Com aproximadamente doze minutos de duração, o documentário apresenta os manifestos contra a corrupção, doação de imóveis públicos para a iniciativa privada, cultura, preservação arquitetônica e ambiental, realizados por Reinaldo Martins do Prado na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. Seu discurso ganhou amplitude graças a ações realizadas em locais estratégicos, pautando temas relevantes que se tornaram manchetes em diversos veículos de comunicação: "Com corda no pescoço, homem adia corte de árvores" (Jornal Ipanema); "Comerciante fica de cueca contra aumento de salário de vereadores" (G1.com). Seu espaço comercial, o Alambique, passa a identificar suas expressões artísticas, culturais e políticas. A partir de uma imersão na sua realidade cotidiana, Reinaldo se revelou mais que um ser crítico e performático: um artista que utiliza diferentes formas para se expressar. Questionador e polêmico, Reinaldo divide opiniões e chama atenção para situações que julga serem importantes onde reside. Contudo, quem o vê em jornais ou em seus manifestos realmente o conhece? Quem é Reinaldo? Quais são suas opiniões? Qual sua relação com a política, sociedade ou religião? O documentário busca responder estas questões.
Direção: Flávia Battistuzzo
Email: fla_battistuzo@hotmail.com
Fractus, Porto Feliz-SP/2013, Ficção, 18'49''
Sinopse: Um jovem que viveu intensamente o ano de 1968 se vê perdido em uma sala de espera de um hospital muito bem iluminado, sem qualquer lembrança do que faz ali e quem ele é. Acaba criando para si uma realidade alternativa, tendo a sensação de ser uma pessoa, um participante do movimento estudantil em 1968. Com o tempo e as lembranças ele vai percebendo que as pessoas que lhe aparecem na sala fazem parte da sua vida. Ele vai se reconhecendo pelos olhos e lembranças de outras pessoas, até encontrar um corredor. Ali a realidade é decifrada, ele descobre que sua vida está estreitamente ligada a liberdade, mesmo que por sua reclusão.
Direção: Cleber Avancini
Email: c.avancini@terra.com.br
Ilha Verde, Sorocaba-SP/2015, Documentário, 10'
Sinopse: Ilha verde é um documentário que convida para a reflexão acerca dos efeitos da construção do Parque Villa-Lobos na zona oeste da cidade de São Paulo. A trama se desenrola a partir de depoimentos, os quais indicam os tipos de relações que se dão no parque, e as funções assumidas por este espaço em meio a um debate entre o público e o privado.
Direção: Victor Balan
Email:victor_balan@hotmail.com
Insosso Devaneio, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 03'54''
Sinopse: Homem e Mulher desempenham o papel da comunicabilidade entre seres humanos. Ou será já entre robôs?
Direção: Fernanda Fontolan
Email: fer.fontolan@hotmail.com
KARMA COMA, Salto-SP/2015, Ficção, 12'01''
Sinopse: A trama conta a historia de um homem que, ao participar de uma manifestação, é atingido por algo e entra em estado de coma; ele passa a viver então dentro do sonho que seu inconsciente projeta.
Direção: Marisa Oliveira
Email:marisaoliver@gmail.com
Lacunas, Sorocaba-SP/2014, Ficção, 14'44''
Sinopse: Mulher é obrigada a vender a sua casa depois da separação. No dia em que ela vai receber o primeiro interessado na casa, ela revisita cada cômodo e surgem flashs de memórias fazendo-a relembrar os melhores e piores momentos do seu fracassado casamento. Espaços incompletos de uma vida.
Direção: Rodrigo Masson
Email: rodrigomasson@yahoo.com.br
Matador, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 18'45''
Sinopse: História baseada na vida do matador de aluguel, Diogo da Rocha Figueira, o "Dioguinho", personagem conhecido na região de Botucatu e Itatinga, notório por ser o homem de confiança para resolver os problemas dos Coronéis em tempos de escravidão. Aqui essa história é transportada para a realidade canavieira do final dos anos 70. Nessa adaptação temos um viés fantástico, porem, o personagem carrega em si muitas lendas, fazendo disso apenas mais uma versão dos fatos. O filme é uma homenagem ao Cinema Marginal e dedicado a Rogério Sganzerla e a Carlos Reichenbach.
Direção: Cleiner Micceno
Email: cleiner.mambo@gmail.com
Matrioska, Salto-SP/2015, Ficção, 15'31''
Sinopse: Jana, uma garota que sofre de múltipla personalidade, está sob ameaça de internação psiquiátrica. Nessa situação, decide enfrentar seus problemas de frente.
Direção: Nina Hiraoka
Email: ninahiraoka@gmail.com
Mba'emo para – Sementes e Miçangas no Artesanato Guarani, Sorocaba-SP/2015, Documentário, 10'
Sinopse: Entre 'tradicional' e 'contemporâneo', sementes e miçangas, M'ba emo para - Sementes e Miçangas no Artesanato Guarani expõe um olhar possível sobre a ampla rede de relações que envolve o mba'emo para ('artesanato') guarani-mbya. O filme mostra o olhar que foi mobilizado por depoimentos dos moradores da aldeia Tenondé Porã aos jurua kuery ('brancos') que estavam interessados em entendê-lo. O artesanato é um aspecto muito importante à cultura ameríndia e desempenha um importante papel no nhandereko ('modo de ser') guarani. Além de ser uma fonte de renda de muitas famílias da aldeia, localizada em Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo, é, ao mesmo tempo, representação estética, fazer artístico e lazer, e é um meio de expressão de elementos significativos de sua cosmologia.
Direção: Armando Manoel Neto, Beatriz Magalhães de Sá Gomes, Débora S. Carvalho e Maria Carolina Botinhon de Campos
Email:m_carolina92@hotmail.com
Mestres do Overground, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 06'55''
Sinopse: Mestres do Overground apresenta: Os Corujas - a primeira banda de rock Votorantinense.
Direção: Alex de Oliveira Filho
Email: alexcontatoalex@yahoo.com.br
Meu Sorriso Negro, Sorocaba-SP/2015, Documentário, 19'59''
Sinopse: Em Sorocaba, a partir da década de 1990, surgiu um expressivo número de artistas negros em diversas modalidades. Esse documentário de Carlos Carvalho Cavalheiro procura registrar a história de alguns desses artistas.
Direção: Carlos Carvalho Cavalheiro
Email:carlosccavalheiro@gmail.com
Não Mexa com Bob, Sorocaba-SP/2015, Animação, 01'16''
Sinopse: Curta metragem de animação mostra, porque não se deve mexer com Bob o caramujo.
Direção: Fabio Silva Salvador
Email: fabiosilvasalvador@hotmail.com
O Lixo, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 04'05''
Sinopse: Um casal se encontra no saguão do prédio onde moram e percebem que já se conhecem muito bem a partir do que observam no lixo um do outro.
Cena desenvolvida pelos alunos do Núcleo de Teatro do Coletivo Cê, Maíra Pássaro e Lucas Souza.
Baseada em um conto de Luís Fernando Veríssimo.
Direção: Sandro Prezotto
Email:sandroprezotto@hotmail.com
O Verdadeiro Homem Palito, Sorocaba-SP/2015, Animação, 01'50''
Sinopse: Conheça a vida do verdadeiro homem palito, feito de palitos e batata.
Direção: Fabio Silva Salvador
Email: fabiosilvasalvador@hotmail.com
Oμφαλoς: A Tênue Linha, Trajetória do Útero ao Chão, Sorocaba-SP/2014, Ficção, 06'37''
Sinopse: As fiandeiras tecem, gentilmente o destino da humanidade através de seus fios. Tramas de vida que se prolongam e que drasticamente são, arrematadas, pelas mãos que controlam nossos destinos. Mas seria esse destino, tão inflexível assim?
Direção: Márcio Moraes
Email:contato@marciormoraes.com
PARTE DO PROCESSO, Sorocaba-SP/2014, Documentário, 14'06''
Sinopse: "Parte do Processo" tem como temática a transexualidade na adolescência e as possibilidades de enfrentamento frente às dificuldades, expectativas e frustrações. O filme trata de representar como a questão de gênero influencia o amadurecimento social do jovem Alexander Brasil, consciente de sua transexualidade desde a infância.
Direção: Rodrigo Cavalheiro
Email:cavalheiro.rtv@gmail.com
PENSANDO BEM..., Sorocaba-SP/2015, Ficção, 19'59''
Sinopse: Após se cansar de ser alvo de bullyings, Fraebson (Chrislley Dewitt), um rapaz nerd e franzino decide criar uma fórmula para ser capaz de lançar um Hadouken, para assim acabar com seus vilões e consecutivamente, conquistar Sara (Bianca Meliunas), a garota de seus sonhos.
Mas a fórmula não sai do jeito que ele planejara e por isso, sua vida irá mudar radicalmente.
Direção: Felipe Gregate
Email: fgregate@gmail.com
Saudade, Araçoiaba da Serra-SP/2015, Ficção, 08'13''
Sinopse: José é um senhor que vive em uma pequena cidade do interior com sua família. Um dia ao cuidar de sua horta, José ouve no rádio uma música de sua época, mas infelizmente no meio da música seu rádio pifa. Ele então decide escutar a canção de outra maneira, mas acaba por enfrentar vários desafios que revelam como anda sua relação familiar.
Direção: Daniel Gouveia
Email:d.gouveia@globo.com
Terra Alheia, Cerquilho-SP/2015, Ficção, 14'44''
Sinopse: Wallace, um jovem de 15 anos, nunca se sentiu parte do meio que o cerca, uma aproximação repentina de seus pais em sua rotina gera certa inquietação. Com a ajuda de um amigo do colégio, inicia uma busca para descobrir o motivo dessa mudança repentina. Por fim, uma revelação surpreendente transforma o modo como Wallace enxerga a vida e a maneira a qual seu destino será traçado.
Direção: Victor Rongetta
Email:victorrongetta@hotmail.com
Troll, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 07'15''
Sinopse: Depois de ''trollar'' vlogueira, garota se vê ameaçada na sua própria casa.
Direção: Fabio Silva Salvador
Email: fabiosilvasalvador@hotmail.com
Uma Ideia Brilhante, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 01'01''
Sinopse: O curta conta a história de um roteirista que, quando iluminado por uma ideia brilhante, debruça-se na escrita de um roteiro.
Direção: Vinicius Feller
Email: viniciusfeller@gmail.com
UMA RECEITA DE CARINHO, Sorocaba-SP/2015, Ficção, 10'48''
Sinopse: A expectativa de uma adolescente no dia de seu aniversário, sua decepção e descoberta da verdade. Mais um curta da Mito Sorocaba Produções.
Direção: Antonio Donato e Augusto Torrine
Email:antoniodonato@ig.com.br
ZÉ FRANCO – REI DOS FUMOS,
Sorocaba-SP/2015, Documentário, 10'
Sinopse: José Franco de Camargo (mais conhecido como Zé Franco) é o vendedor mais antigo do Mercado Municipal de Sorocaba. Com mais de 70 anos de batente. Suas histórias se misturam com as do velho mercado e também da cidade. Sua convivência e aprendizados com o mistico João de Camargo é um dos pontos altos em sua bela trajetória de vida. Zé Franco é a memória viva do mercadão e da cidade de Sorocaba.
Direção: Bruno Cecim
Email: bruno.cecim@gmail.com