MOSTRA PINDORAMA - NACIONAL
Mostra com tema livre e caráter competitivo com produções realizadas em diversas regiões do Brasil. Os curtas serão exibidos no auditório do Teatro Municipal Francisco Beranger. De 20 a 26/02.
Amor Suspenso, Rio de Janeiro-RJ/2015, Ficção, 11'
Sinopse: Sobre sentimentos repreendidos, suspiros interrompidos... O amor entre duas mulheres talvez não resista. Um quarto pode ser um espaço enorme quando se está sozinha.
Direção: Charles Daves
Email: charlesdaves@hotmail.com
Apátridas, Nova Iguaçu-RJ/2015, Documentário, 13'
Sinopse: Apátridas são pessoas que não têm a cidadania de nenhum país. Para eles, a palavra "raízes" tem um sabor amargo e seguem na busca de um lugar para chamar de casa. Maha Jean Mamo, uma jovem de 27 anos é apátrida e se mudou do Líbano para o Brasil para tentar finalmente ser reconhecida como uma cidadã pela primeira vez em sua vida.
Direção: Susanna Lira
Email: susannalira@modooperante.com.br
ATÉ A CHINA, Rio de Janeiro-RJ/2015, Animação, 14'45''
Sinopse: Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.
Direção: Marão
Email: marao@maraofilmes.com.br
Bravura, Florianópolis-SC/2014, Animação, 04'13''
Sinopse: Descendente de uma linhagem nobre de toureiros, Paco Bravo tem como motivação a história de seus antepassados Sebastián, Ramón e Estévan Bravo - bisavô, avô e pai, respectivamente - que fizeram história através das touradas. Paco Bravo tem agora um novo desafio em sua carreira: para celebrar a sua 100ª tourada, este destemido toureiro recebeu o convite de mostrar sua bravura e habilidades tauromáquicas em uma arena no México, em pleno Dia dos Mortos.
Direção: Leonaro Minozzo e Giovanni Scoz Girardi
Email: leonardo@cafundo.tv
CABOCLA, Goiânia-GO/2015, Ficção, 15'30''
Sinopse: Pessoas têm suas vidas cruzadas em busca de dignidade e sustento. Famílias redescobrindo a cidadania.
A quebra de paradigmas chamando a sociedade a construir, ponto a ponto, um a um, coração a coração, relações humanas éticas e fraternas nas mais extremas situações.
Um olhar sobre o poder transformador da arte, da amizade e da empatia pelo ser humano em privação e sobre a naturalidade dessa empatia, desconstruída pela crueldade dos sistemas.
Direção: Pedro Otto
Email: ottoph@gmail.com
Cadernos de Guerra, Viamão-RS/2014, Ficção, 10'40''
Sinopse: Em setembro de 1944, o "Diário Carioca" enviou o escritor Rubem Braga à Itália. Como correspondente de guerra, ele esteve junto à Força Expedicionária Brasileira, a FEB, e testemunhou os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Após o encontro inesperado com duas italianas, o escritor reflete sobre a afetividade, a violência da guerra e a necessidade de esquecer.
Direção: Alan Mendonça Furtado
Email: alan.cinema@gmail.com
Castillo y el Armado, Porto Alegre-RS/2014, Animação, 13'46''
Sinopse: Em uma noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.
Direção: Pedro Harres
Email: pedroharres@gmail.com
Contraplano, Belo Horizonte-MG/2015, Ficção, 13'
Sinopse: Num horizonte cheio de expectativas, o filme choca por sua abordagem da amoralidade, a ausência de ética, a ambição sem limites, os mecanismos de corrupção. Instigante e envolvente, o curta-metragem coloca os questionamentos para o espectador: Arriscar tudo em uma ambiciosa busca pelo poder?
Direção: Leonardo Good God
Email:leogoodgod@hotmail.com
De Fino Gosto, Porto Alegre-RS/2014, Ficção, 14'07''
Sinopse: Uma funerária. Um dia qualquer.
Ela entra, escolhe um caixão.
Tudo se transforma!
Direção: Marco Bravo
Email: bravo.marco@hotmail.com
E O Amor Foi Se Tornando Cada Dia Mais Distante, Rio de Janeiro-RJ/2014, Documentário, 9'
Sinopse: Mônica se tornou cega aos 21 anos.
Esta é a história de uma viagem afetiva através de cidades, memórias, afetos, claridade e escuridão.
Direção: Alexander de Moraes
Email: demoraesxx@gmail.com
Espera, São Paulo-SP/2015, Ficção, 07'45''
Sinopse: Regina, moradora de uma ilha, age como todos os dias desde a despedida de Beto há 20 anos atrás. Seus traços no rosto demonstram uma vida sofrida e solitária. Neste dia chove, e talvez seja a hora dela dar a última olhada no horizonte com a esperança de que o mar traga o seu amor de volta.
Direção: Victor Ribeiro
Email: victorfilms@gmail.com
Essa Moça..., São Paulo-SP/2015, Animação, 01'
Sinopse: Num passeio, em meio a cantadas machistas e ofensivas, uma moça encontra o amor verdadeiro.
Direção: Rafael Jardim
Email: rafaeljardimcine@gmail.com
Eu, Samylly Vellaskes, Campinas-SP/2015, Documentário, 11'36''
Sinopse: Bruno conduzirá o espectador ao seu mundo, ou melhor, ao mundo de Samylly Vellaskes! "Eu queria ser artista". É essa a chave para entender a transformação desse jovem que encontrou na arte drag queen a possibilidade de ser "menino de dia e menina de noite". A descoberta da família sobre seu personagem, seu namoro com Douglas e a aceitação da família do namorado são alguns pontos do documentário. A arte de Samylly em seu mundo de cores, festa e glamour contrasta com o dia a dia do jovem simples homossexual.
Direção: Rodrigo Lara Porto Biancalana
Email: rodrigolpb@terra.com.br
Guida, São Paulo-SP/2014, Animação, 11'30''
Sinopse: Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.
Direção: Rosana Urbes
Email: producaoguida2015@gmail.com
ILHA, Cuité-PB/2014, Ficção, 14'31''
Sinopse: Em meio ao isolamento, pai e filho presos pelas suas próprias correntes fazem seus mundos uma ilha interior.
Direção: Ismael Moura
Email: ismaeldeazevedo33@hotmail.com
João Heleno dos Brito, Recife-PE/2014, Ficção, 20'
Sinopse: Bang bang, paz e amor.
Direção: Neco Tabosa
Email: necotabosa@gmail.com
MÃE DE GIZ, Curitiba-PR/2015, Animação, 5'
Sinopse: Inspirado em uma história real. Uma menina órfã desenha sua mãe no piso de um orfanato no Iraque. Então ela tira os sapatos e deita sobre o desenho para poder sentir o amor de sua mãe morta na guerra do Iraque. Outras meninas órfãs fazem o mesmo e então todas sonham com suas mães.
Direção: Almir Correia
Email:almircor@yahoo.com.br
Miguel, São Paulo-SP/2015, Ficção, 07'34''
Sinopse: Miguel tem apenas 10 anos quando vê seu pai agredindo sua mãe. Reprimindo tudo o que sente, revivi seu cotidiano dentro de sua própria mente, de uma maneira inusitada.
Direção: Natalia Grecco
Email:nagrecco@hotmail.com
O Corpo, Porto Alegre-RS/2015, Ficção, 16'10''
Sinopse: Um menino encontra um corpo na mata. Todos os olhares se voltam para o corpo.
Direção: Lucas Cassales
Email: lucascassales@gmail.com
O Golpe, São Paulo-SP/2014, Ficção, 17'20''
Sinopse: Em dívida com um perigoso agiota, Paulo arquiteta um golpe no seguro para obter dinheiro. Porém, uma série de acontecimentos colocam seu plano em risco.
Direção: Filippo Capuzzi Lapietra
Email:filippocapuzzilapietra@gmail.com
O MELHOR SOM DO MUNDO, São Paulo-SP/2015, Ficção, 13'
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado
Direção: Pedro Paulo de Andrade
Email: pandrade66@hotmail.com
O Que Fica, São Paulo-SP/2014, Ficção, 20'
Sinopse: A vida de Jimena, uma mulher amarga e solitária, sofre uma reviravolta quando seu pai retorna repentinamente após 30 anos e deixa sob seus cuidados um cachorro paralítico.
Direção: Daniella Saba
Email: danisaba@gmail.com
O Resto é Silêncio, São Paulo-SP/2015, Ficção, 14'40''
Sinopse: André é um menino tímido e terno, que tenta entregar à amiguinha da escola, por quem é apaixonado, um cartão em formato de coração. Cercado por colegas bullies e adultos tristes e apáticos, o filme revela um mundo decadente e melancólico, em que o olhar humano tenta, mas não consegue dizer "eu te amo".
Através dessa história, o filme pretende perguntar a jovens e adultos que força é essa que muitas vezes nos impede de sermos honestos em relação a nossos sentimentos. Seja num amor romântico ou num amor fraterno, o que nos impede de dizer estas três simples palavras: "eu te amo"? Talvez o maior motivo seja o medo de não ser correspondido. O medo de ter nosso coração amassado. Mas quando nos declaramos, o mundo se transforma. Percebemos que o que realmente importa é o amor. O resto é silêncio.
Direção: Mabel Lopes
Email: Mabel.bplopes@gmail.com
O Significador de Insignificâncias, Colombo-PR/2014, Documentário, 15'
Sinopse: Documentário sobre o multiartista Hélio Leites, que une artes plásticas, poesia e performance para criar ações minimalistas de intervenção urbana. Chamado pelo poeta Paulo Leminski de "significador de insignificâncias", Hélio recicla materiais destinados ao lixo e constrói com eles um universo próprio repleto de novos significados.
Direção: Fernando Severo e Diego Lopes
Email: fernandosevero7@gmail.com
O Silêncio Não Está Morto, Querida Vó Helena, Ribeirão Pires-SP/2015, Ficção, 19'57''
Sinopse: O amadurecimento da relação entre Samanta, uma jovem estudante de arquitetura prestes a se formar, e sua avó Helena, uma vendedora de antiguidades prestes a se aposentar são temas centrais do filme. Diante de tamanha abundância e acumulação de bens materiais, qual a importância das relações humanas?
Direção: William Costa Lima
Email: teatrodetorneado@gmail.com
Olhos de Botão, Bezerros-PE/2015, Ficção, 18'
Sinopse: A vida de um casal de idosos é alterada quando uma menina é abandonada nos arredores de sua casa. Isolados do mundo em um sítio no agreste pernambucano, os dois vão, aos poucos, percebendo que as mudanças trazidas pela criança começam a afastá-los, e podem ser irreversíveis.
Direção: Marlom Meirelles
Email: marlommeirelles@hotmail.com
Por Onde Anda o Rock and Roll, Porto Alegre-RS/2014, Ficção, 14'23''
Sinopse: A rotina de pai de família - aparentemente feliz - já não é mais suficiente para Tito, que divide seu tempo entre o trabalho e as tarefas domésticas. Ao ouvir no rádio a notícia do fechamento de uma casa noturna onde tocava com sua banda há 20, resolve procurar os antigos amigos para um retorno aos palcos.
Direção: Felipe Iesbick
Email: felipe.iesbick@gmail.com
Réquiem Meneghetti, Rio de Janeiro-RJ/2015, Documentário, 08'10''
Sinopse: Ficção e realidade se misturam neste documentário sobre o ladrão anarquista Gino Meneghetti. Personagem lendário na São Paulo do século XX, a história deste Gato dos Telhados é contada através dos destaques que ele teve na imprensa da época.
Direção: Gilson Junior
Email: gilsonjunior@gmail.com
Retirantes, Porto Alegre-RS/2014, Animação, 13'24''
Sinopse: O curta-metragem Retirantes, livremente inspirado na pintura de Cândido Portinari (Retirantes – 1944), conta a história de uma mulher que vaga por terras áridas e despovoadas sem ter como alimentar seu filho. Na estrada estão os seus iguais, uma procissão que reza por auxílio, crianças, calangos e uma bandinha de forró que caminha em retirada.
Com um toque de fantasia, a narrativa revela componentes mágicos lançados sobre as dificuldades e mistérios de um povo esquecido. O filme mescla teatro de bonecos, artes visuais, cinema e é ambientado com elementos peculiares à realidade do agreste e seus fenômenos universais.
Direção: Maíra Coelho
Email: coelho.maira@gmail.com
Salu e o Cavalo Marinho, Recife-PE/2014, Animação, 13'35''
Sinopse: O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo Marinho, folguedo típico da região onde mora.
Direção: Cecilia da Fonte
Email: cecidafonte@gmail.com
Sêo Inácio (ou O cinema do imaginário), São Gonçalo do Amarante-RN/2014, Documentário, 13'29''
Sinopse: O que é a memória quando já se viveu muitas vidas através da tela? "Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário)" conta um pouco da vida de um cinéfilo que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa.
Direção: Helio Ronyvon
Email: helioronyvon@hotmail.com
Sjó, São Bernardo do Campo-SP/2014, Ficção, 15'04''
Sinopse: No último dia de sua vida, Thomas se lança ao mar e não retorna, deixando para trás um oceano de saudade naqueles que ele deixa em terra. "Sjó" mistura ficção e depoimentos reais para mostrar que a dor da perda é universal, assim como a força para seguir em frente.
Direção: Gustavo Chu
Email: Gustavo.cp@terra.com.br
Tem Alguém Feliz em Algum Lugar, Rio de Janeiro-RJ/2015, Ficção, 18'19''
Sinopse: Miguel é um jovem deficiente auditivo. Elisa é uma mulher solitária, que mora no edifício em que Miguel trabalha. Um dia, Miguel encontra uma porta aberta e decide entrar.
Direção: Alvaro Furloni e Mário Furloni
Email: alvaro@segundafeirafilmes.com.br
Uma afirmação sobre o Brasil, Campinas-SP/2015, Documentário, 10'54''
Sinopse: O que é o Brasil? Como você percebe a sociedade onde vive?
"Uma afirmação sobre o Brasil" provoca uma discussão sobre a maneira como o brasileiro vê o seu próprio país. Munido de uma roupagem original, o curta documentário aborda temas como diversidade, cultura e política e suas implicações na sociedade.
Direção: Diego Ruiz de Aquino e Felipe Barreto
Email: felipe.barreto@lokomotivstudio.com