MOSTRA RAÍZES - AMBIENTAL
Mostra com tema ambiental e de caráter competitivo. Curtas de diversas partes do Brasil serão exibidos no auditório do Teatro Municipal Francisco Beranger. Dia 21/02.
Água, Goiânia-GO/2014, Documentário, 02'29''
Sinopse: Reflexão sobre a água, sua distribuição e a necessidade de economia no seu uso. Um alerta para que não haja desperdício hoje e no futuro.
Direção: Cristiano Sousa
Email: cristos2004@uol.com.br
Eu Não Penso Igual a Eles, São Paulo-SP/2014, Documentário, 07'16''
Sinopse: Índio Badaross. Morador de rua e dependente químico que encontrou nas artes um alívio para suas mazelas.
Direção: Richard Santos
Email: ripz@ig.com.br
Lagoa do Peixe, Curitiba-PR/2013, Documentário, 18'40''
Sinopse: De um lado o Oceano Atlântico, do outro a Lagoa dos Patos. É no meio dessas águas que está localizada a Lagoa do Peixe. Uma extensa planície costeira com uma formação arenosa construída pela oscilação das marés. É nesta Laguna que milhares de Aves buscam abrigo e alimentação. São aproximadamente 240 espécies sendo 26 delas migratórias. Elevada a Parque Nacional desde 1986 para proteger este, que é um dos maiores santuários de aves migratórias do hemisfério Sul.
Direção: Havita Rigamonti
Email:havitarigamonti@gmail.com
Mundo Novo, Natal-RN/2015, Ficção, 14'
Sinopse: Envolvidos a fartura do litoral, índios cantam e dançam:
Louvam e agradecem a existência aliada a generosidade da natureza.
Mantras reverberam no tempo/ espaço, quando alcançam num instante remoto um indivíduo vivenciando seu momento de aurora.
Há para o ser uma estranha realidade...
Consolidar-se enquanto espécie figura entre as possibilidades de um Mundo Novo.
Direção: Anderson Legal
Email:andersonlegaldenatal@gmail.com
NA BOCA DO MAPINGUARI, Porto Velho-RO/2015, Animação, 3'
Sinopse: As tribos, comunidades e povos da floresta se relacionam de diversas formas com o meio ambiente. Às vezes essas relações são de respeito e, outras de verdadeiro descaso com a natureza. Mas não pense que esses comportamentos passam despercebidos, existe uma criatura misteriosa que não dorme em sua batalha para manter o equilíbrio do meio ambiente, o Mapinguari. Os que conhecem o temem. Para os que não conhecem um alerta para andarem sempre em harmonia com a natureza, pois, ao contrário, podem parar na boca do Mapinguari e isso pode revelar uma viagem um tanto indigesta.
Direção: Ariston Oliveira e Gaspar Knyppel
Email: Ariston4d@hotmail.com
O Time da Croa, Belém-PA/2015, Documentário, 15'
Sinopse: Os pescadores que vivem na Praia de Ajuruteua, município de Braganca, são apaixonados por futebol. Eles levam tão a sério a paixão pelo esporte nacional que sempre embarcam com uma bola acomodada na proa do barco. Quando podem, eles encontram os parceiros de pescaria nas croas, como são chamados os bancos de areia naquela região, para um pelada. Ali, à maré baixa, eles jogam futebol, neste campo efêmero, criado pela natureza, antes de voltar para o mar aberto e enfrentar os desafios de mais uma pescaria.
Direção: Jorane Castro
Email: contato@cabocla.org
Sementes, Rio de Janeiro-RJ/2015, Documentário, 12'30''
Sinopse: No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram. São guardiões de sementes crioulas, agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados durante centenas de anos pelos camponeses, que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de trocas.
Direção: Marcelo Engster
Email: Marcelo_engster@yahoo.com.br
Toda Forma se Transforma, Osasco-SP/2014, Animação, 01'22''
Sinopse: Desde os tempos em que a roda era quadrada, tudo vem se transformando: a garrafa em camiseta, a pilha velha em bateria e o sorvete… em alegria!
Direção: Danilo Belchior
Email:danilo_belchior@yahoo.com.br